As finais europeias dos Spurs: Mais um pionerismo

As finais europeias dos Spurs: Mais um pionerismo

Na temporada 1971-1972, foi realizada a primeira edição da Copa da UEFA, que substituiu a Taça das Feiras. Neste momento estávamos na segunda parte da era Bill Nicholson, um time menos brilhante do que o tinha, Jimmy Greaves, Cliff Jones, Terry Dyson e o capitão Danny Blanchflower, mas tinha seus ícones como Alan Gilzean, Steve Perryman e o artilheiro Martin Chivers, que ajudaram a conquistaram o torneio.

O Tottenham se classificou por terminar em terceiro em 1970-1971, o que não permitia que o time se qualificasse pra Copa dos Campeões e a Taça dos Vencedores das Copas, com isso a equipe foi um dos 64 times que entrou na competição. Na primeira rodada, times do mesmo país não podiam se enfrentar e os confrontos eram de ida e volta.

Os lillywhites começaram sua jornada na Islândia, contra o ÍBK Keflavík. No primeiro confronto, fora de casa o time venceu por 6 a 1 fora de casa com um hat-trick de Alan Gilzean, um de Ralph Coates e dois de Alan Mullery, com um desconto de Ólafor Júlíusson. Na volta tivemos um incrível 9 a 0, com três gols de Martin Chivers, dois de Alan Gilzean e um de Steve Perryman, Cyril Knowles, Ralph Coates e Phillip Holder, num agregado de 15 a 1.

Depois tivemos um duelo bem mais difícil, contra o Nantes, primeiro tivemos um 0 a 0 na França, no confronto no White Hart Lane vencemos por 1 a 0 com gol de Martin Peters e assim avançamos pras oitavas de final. Nesta etapa, começamos a jogar em casa contra o Rapid Bucaresti, este enfrentamento e vencemos por 3 a 0 com tentos de Martin Peters e o complemento de Martin Chivers (duas vezes), com isso seguimos sem tomar gols em casa. Na volta, vencemos de novo por 2 a 0 com gols de James Pearce e Martin Chivers pra fechar o enfrentamento em 5 a 0.

Nas quartas, novamente fomos pra Romênia pra pegar o UTA Arad por 2 a 0 em solo romeno com gols de Roger Morgan e Mike England, já na Inglaterra os Spurs empataram por 1 a 1 com Flavius Domide abrindo o placar pros visitantes e o empate de Alan Gilzean no fim do jogo. Nas semifinais, tivemos o Milan como adversário, no enfrentamento em casa saímos atrás com gol de Romeo Benetti, porém o defensor Steve Perryman respondeu com dois gols e os Spurs saíram em vantagem no confronto.

Na volta em Milão, Alan Mullery abriu o placar e colocou o time em situação confortável pra ir a final, porém o Milan empatou com Gianni Rivera por meio de uma penalidade máxima, mesmo assim o time segurou o empate e foi pra grande decisão. A final contra o Wolverhampton Wanderers que teve seu primeiro em 03 de maio de 1972 e sua volta em 17 de maio de 1972, foi a primeira entre times ingleses da história.

No primeiro jogo, no estádio Molineux, os Spurs venceram por 2 a 1 com gols de Martin Chivers (duas vezes), com Jim McCalliog, com o segundo gol de Martin aos 42 do segundo tempo pra garantir o triunfo. Em White Hart Lane, Alan Mullery fez 1 a 0 e os Wolves responderam com Dave Wagstaffe, entretanto o time segurou a vantagem obtida e garantiu o título da Copa da UEFA, logo em sua primeira edição.

Foto: MyFootballFacts

Facebook Comments