As finais europeias dos Spurs: o primeiro título

As finais europeias dos Spurs: o primeiro título

Como todos estão na expectativa pela final da Uefa Champions League, vamos a uma série de textos especiais sobre as decisões em que o Tottenham esteve ao longo de sua história. Neste primeiro texto, falaremos sobre um dos pioneirismos deste clube, o de ser o primeiro time britânico a vencer um título europeu, a Taça dos Vencedores das Copas de 1962-1963.

A competição que reunia os campeões das copas nacionais europeias, torneio que foi disputado entre 1960 e 1989, depois os vencedores destes torneios, passaram a ir pra Copa da UEFA (atual Liga Europa). O Tottenham com sua tradição copeira, dos tempos de Bill Nicholson, conseguiu vencer a FA Cup de 1960-1961 contra o Leicester, mas como foi campeão inglês no mesmo ano, o time foi pra Copa dos Campeões, onde terminou na semifinal, como já contamos aqui.

Mesmo assim na temporada 1961-1962 conseguimos o bicampeonato da FA Cup, ao batermos o Burnley por 3 a 1. Com isso, nos qualificamos pra Taça dos Vencedores das Copas de 1962-1963. O time iniciou a campanha sem precisar passar pela rodada preliminar, indo direto pra primeira rodada do torneio, onde se encontrou com nove times que já haviam se classificado na preliminar e com outros seis times, pra fase oitavas de final, onde encarou o Rangers, no primeiro jogo o time venceu facilmente em casa por 5 a 2, na volta em Glasgow os lillywhites voltaram a triunfar por 3 a 2, com o placar geral em 8 a 4 pro Tottenham.

Nas quartas, os Spurs encontraram o Slovan Bratislava da República Tcheca, na ida o time da casa venceu por 2 a 0, na volta o Tottenham obteve a virada com um contundente vitória por 6 a 0 no White Hart Lane e assim ir pra semifinal. Nas semis, jogamos contra o OFK Beograd, este é o primeiro jogo em que encontramos registros sobre gols e quem os marcou (obviamente) na competição. No primeiro jogo na antiga Iugoslávia, o Tottenham venceu por 2 a 1 com tentos de John White e Terry Dyson, com Mirolad Popov anotando o do time do leste europeu.

Foto do programa do jogo em 1963

Na volta, triunfamos novamente por 3 a 1, dessa vez com gols de Dave Mackay, Cliff Jones e Bobby Smith, enquanto que Josip Skoblar fez o de honra dos visitantes. Na decisão, os Spurs encontraram com o Atlético de Madrid, em Roterdã, na Holanda. Na final, o time confirmou o favoritismo de quem havia feito confrontos com alto poder ofensivo ao longo da competição, no último enfrentamento isso não mudou, os lillywhites venceram por 5 a 1 com gols de Jimmy Greaves (duas vezes), Terry Dyson (duas vezes) e John White uma, com Enrique Collar anotando o dos Colchoneros, esta que foi a primeira glória europeia de um time do Reino Unido, mostrava a força do time de Bill Nicholson, na primeira parte de sua excelente passagem no norte de Londres.

 

Fotos: Spurs Nostalgia e Spurs Odissey

Facebook Comments