HISTÓRIA

-

O Tottenham Hotspur Football Club (mais conhecido como Tottenham ou Spurs) é um clube de futebol inglês, com sede no bairro de Tottenham, no norte de Londres.

O Tottenham ganhou o Campeonato Inglês 2 vezes, a Copa da Inglaterra 8 vezes, a Copa da Liga 4 vezes, a Supercopa da Inglaterra 7 vezes, a Copa da UEFA 2 vezes e a Recopa Europeia 1 vez.Foi fundado em 1882, originário de um clube de cricket e se chamava Hotspur FC, sendo que em 1884 passou a se chamar Tottenham Hotspur Football and Athletic Club.O clube também é conhecido como Spurs, que significa espora, já que o mascote do clube é um galo. O lema do clube (em latim) é Audere est facere (“Ousar é fazer”).O Tottenham possui uma grande torcida espalhada por todo o país, mas com maior concentração no norte de Londres, onde foi fundado e fica o seu estádio.Sua maior rivalidade com o vizinho londrino, Arsenal, e quando confrontam-se, fazem o clássico North London Derby. Os “Spurs” também tem grande rivalidade com o Chelsea e com o West Ham United.

spurs_cockerel

O galo que virou símbolo principal do clube

Na terça-feira, 5 de setembro de 1882, o Hotspur Football Club foi formado por meninos da classe bíblica na Igreja All Hallows.Eles também eram membros do Hotspur Cricket Club. É possível que o nome Hotspur tenha sido associado a Sir Henry Percy, que interpretou o personagem “Harry Hotspur”, citado na obra de William Shakespeare, que viveu no local durante o século 14 e cujos descendentes tinham propriedade de terra no bairro.Em 1884 o clube foi renomeado Tottenham Hotspur Football Club para evitar qualquer confusão com uma equipe já estabelecida chamada Hotspur FC. Originalmente, os Spurs usavam camisas azul-marinho.As cores do clube, em seguida, variararam de azul e branco cortadas ao meio, inspiradas do Blackburn Rovers quando este clube venceu a FA Cup no Kennington Oval em 1884, para camisas vermelhas e calções azuis, através de castanho chocolate e ouro velho, e, finalmente, em 1899, primeira temporada com camisas brancas e shorts azul marinho, como uma homenagem ao Preston North End, a equipe de maior sucesso da época.

3803

Os escudos usados pelo clube em toda a sua história

Desde o final da Copa da Inglaterra de 1901 o Tottenham Hotspur tem apresentado um galo como símbolo. Sir Henri Percy, também chamado de Harry Hotspur(personagem de Shakeaspeare, a quem o clube homenageia usando este sobrenome), tinha uma propriedade famosa por suas esporas de equitação e por seus galos de briga, que foram equipados com esporas.Em 1909, um ex-jogador chamado William James Scott fez um bronze de um galo de briga em cima de uma bola de futebol para ser colocada em cima da Tribuna Oeste, e desde então a imagem do galo em cima da bola passou a fazer parte da identidade do clube.

7680290_orig

A construção de White Hart Lane

O clube tem uma forte influência e fãs da comunidade judaica(seu atual presidente é, inclusive, um judeu, Daniel Levy), o que provoca ofensas anti-semitas contra os torcedores do Tottenham. Os torcedores dos Spurs, judeus e não-judeus, uniram-se contra isto e apelidaram a si mesmos como Yids, desenvolvendo cantos e uma torcida com o nome. Muitos dos fãs adotaram esse nome como resposta aos rivais, que já chamavam desde anteriormente, de modo pejorativo, a torcida do Tottenham de Yid. Hoje, esse apelido é mais usado para distingüir os torcedores dos Spurs de torcedores de outros clubes. Muitos adeptos, entretanto, discordam com o uso de tal alcunha e acreditam que isso somente atrairá mais sectarismo.Uma situação parecida ocorre com a torcida do Ajax, dos Países Baixos.

Nome Tottenham Hotspur Football Club
Alcunhas Lilywhites
Spurs
Mascote Chirpy
Fundação 5 de setembro de 1882 (132 anos)
(como Hotspur Football Club)
Estádio White Hart Lane
Capacidade 36.230
Localização Londres, Inglaterra
Presidente Inglaterra Daniel Levy

 

#COYS

Facebook Comments