Single Blog Title

This is a single blog caption

Londres, a capital do futebol

-

Na condição de capital da nação que inventou o esporte mais popular do mundo, Londres não deixa a desejar quando o assunto é futebol. E a partir deste sábado começaremos uma grande sequência de derbys londrinos. Serão quatro jogos seguidos onde o Tottenham não vai sair de Londres, então se preparem pois as próximas duas semanas serão de deixar o cabelo em pé, acabar com as unhas e a ansiedade á mil!

Em Londres, não há uma grande torcida que abocanhe uma fatia considerável da população. Existem dezenas de clubes com quantidade significativa de torcida, principalmente em seus respectivos bairros e regiões. Mas isso não é regra. Alguns clubes londrinos conseguem romper essa barreira do “bairrismo” e mostram razoável popularidade mesmo em bairros distantes. E há ainda uma parcela considerável da população de Londres que torce para clubes de fora da cidade, principalmente Manchester United e Liverpool. Esses londrinos que não torcem para os times da capital são relativamente comuns e por isso sofrem com uma certa rejeição por parte dos seus conterrâneos.

Mapa de concentração das principais torcidas em Londres

Mapa de concentração das principais torcidas em Londres

Levando-se em conta apenas os times da cidade, os quatro clubes mais populares de Londres são Arsenal, Chelsea, Tottenham e West Ham, confirmados pelas pesquisas do Instituto Roy Morgan e do canal britânico Top Up TV. Esses quatro são os times que possuem torcedores espalhados por toda capital. Fulham, Queens Park Rangers, Crystal Palace e Millwall também possuem boa quantidade de torcida na cidade, porém, mais localizada em seus respectivos bairros e região.

Pesquisa de Torcida – Londres

Clube Nº de torcedores em Londres % estimada em Londres
Arsenal            1.406.000 16,5%
Tottenham     818.000   9,6%
Chelsea     728.000   8,6%
West Ham     456.000   5,4%

Fonte:Sinopse do Futebol

Londres é considerada a capital do futebol mundial, tantos são os clubes profissionais na cidade. Cada um com seu estádio, diga-se. Se você planeja uma viagem a cidade, confira no mapa abaixo a distribuição dos principais estádios entre os diversos distritos londrinos. Mesmo com a excelente malha de transporte público, haja tempo para conferir todos. Ou mesmo parte deles.

Localização dos principais estádios

Localização dos principais estádios

Chelsea 22/04 – Fa Cup:

A primeira partida da sequência de derbys, acontece neste sábado contra o Chelsea pelas semi finais da FA Cup, uma disputa pela vaga na final que acontecerá através de partida única em Wembley. A rivalidade no clássico acirrou nas duas últimas temporadas, quando as duas equipes fizeram jogos empolgantes, brigados e com vitórias marcantes pra cada lado.

Na temporada 14/15 o Tottenham enfiou um 5 a 3 com dois gols de Harry Kane e na temporada passada o Chelsea venceu em uma partida de muitos cartões, muitas faltas e brigas em campo, o que gerou até suspensão de jogadores. Nesse período, houve também a final da Copa da Liga Inglesa em Wembley que foi vencida pelo Chelsea. Nesta temporada as duas equipes brigam pela ponta da tabela na Premier League com diferença de apenas quatro pontos, alguém duvida que teremos um jogão?

Rivalidade entre torcidas, clubes e jogadores esquentou nas últimas temporadas

Rivalidade entre torcidas, clubes e jogadores esquentou nas últimas temporadas

Crystal Palace 26/04 – Premier League:

Esta partida já deveria ter acontecido pois é um jogo atrasado de 11 de Março que foi adiado para Abril. Entre os adversários de Londres aqui citados, esse é o que temos menor rivalidade, muito devido a distância geográfica das duas equipes, onde uma está ao Norte e outra ao Sul. Ainda assim, não deixa de ser um derby londrino. O Palace vem de vitórias sobre Arsenal e Chelsea, ganhar do Tottenham seria um grande feito, onde a equipe bateria os três maiores da cidade em sequência.

No primeiro turno, tivemos vitória apertada por 1 a 0

No primeiro turno, tivemos vitória apertada por 1 a 0

Arsenal 30/04 – Premier League:

The North London Derby é sem dúvidas o clássico de maior rivalidade da cidade e o mais aguardado da temporada. Muitos não sabem, mas nossos vizinhos na verdade eram do Sul de Londres, a equipe foi criada a partir da ideia de um grupo de trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory, que por diversão, decidiram criar uma equipe de futebol. O clube a princípio se chamava Dial Square. Pouco tempo depois o clube mudou de nome e passou a se chamar Royal Arsenal, e continuou a jogar campeonatos e taças amadoras até o ano de 1891, quando se profissionalizou. Então, em 1891, o clube mudou de nome novamente, vindo a chamar-se Woolwich Arsenal, e conseguindo finalmente entrar para a segunda divisão inglesa em 1983 e alcançando a primeira divisão em 1904.

O isolamento geográfico do bairro levou o clube a atrair pouco público em comparação com outros clubes londrinos. Isso quase levou o clube a falir, até que em 1910, Henry Norris assumiu o controle do Arsenal e teve a péssima idéia de tirar o clube de Woolwich(onde deveria ter ficado).Logo após ser vendido, em 1913, o clube mudou-se para o bairro de Highbury e passou a chamar-se apenas Arsenal.

A maior rivalidade de Londres, vai ganhar mais um capítulo histórico

A maior rivalidade de Londres, vai ganhar mais um capítulo histórico

West Ham 05/05 – Premier League:

Este será o último derby da temporada que vai acontecer no estádio Olímpico de Londres (será a primeira partida do Tottenham no estádio). Talvez o maior rival dos Hammers depois do Millwall seja o Tottenham, não pela proximidade territorial como West Ham x Millwall que são vizinhos de bairro, mas pelo fanatismo das torcidas e sempre quando esses dois times se encontram a violência é garantida.

Clima quente principalmente fora dos gramados

Clima quente principalmente fora dos gramados

O Tottenham tem uma história de construção com base em povos judeus que se instalaram na capital inglesa e criaram um clube para se instalar, escolheram o norte de Londres e criaram o Tottenham Hotspur. A ICF “Inter City Firm” que é a “torcida organizada” do West Ham tem muitas canções de sátiras envolvendo o time do extremo norte de Londres, como “I’ll kill a Yid today”.

Que sejam 4 vitórias inesquecíveis em Londres!

#COYS

 

 

 

 

Facebook Comments

Leave a Reply