Player Profile

Jan Vertonghen

5 Zagueiro

Nationality :Bélgica
Date Of Birth :24/04/87
Height :1,89
Weight :86
  • ZAGPosition
  • Games Played
  • Minutes Played
  • Starts
  • Substitution On
  • Substitution Off
  • Passes
  • Passing Accuracy
  • Passing Accuracy opp. Half
  • Duels Won
  • Duels Lost
  • Duels Won (%)
  • Aerial Duels Won
  • Aerial Duels Lost
  • Aerial Duels Won (%)
  • Recoveries
  • Tackles Won
  • Tackles Lost
  • Tackles Won (%)
  • Clearances
  • Blocks
  • Interceptions
  • Penalties Conceded
  • Fouls Won
  • Fouls Conceded
  • Yellow Cards
  • Red Cards
  • Goals
  • Penalty Goals
  • Minutes Per Goal
  • Total Shots On Target
  • Total Shots Off Target
  • Shooting Accuracy
  • Successful Crosses
  • Unsuccessful Crosses
  • Successful Crosses (%)
  • Assists
  • Chances Created
  • Penalties Won
  • Offsides

Ajax

Depois de passar um tempo no VK Tielrode e Germinal Beerschot , Vertonghen se mudou para a Holanda e assinou um contrato com a escola de juniores deEredivisie lado AFC Ajax . Ele começou como um meio-campista, mas depois tornou-se um regular no centro de volta para o Ajax. Durante seu tempo nasreservas , ele se tornou conhecido por um incidente na KNVB Cup 2006 jogo contra o Cambuur Leeuwarden , seu primeiro jogo de sempre para casa noAmsterdam ArenA , onde ele “marcou” um gol bizarro para colocar Ajax 3-0. Ele tentou um passe de volta para o goleiro Cambuur enquanto um companheiro de equipe estava recebendo tratamento, mas em vez disso a bola passou muito longe do goleiro chocado, muito para a diversão dos espectadores ea perplexidade dos jogadores. Como o objetivo era, obviamente, não intencional, em uma notável exibição de desportivismo Ajax permitiu Cambuur a marcar um gol em troca.

Empréstimo para RKC

Em 23 de agosto de 2006, Vertonghen fez sua primeira estréia da equipe na Liga dos Campeões da terceira pré-eliminatória contra o Copenhagen . Ele fez sua primeira partida e estréia Eredivisie na vitória por 6-0 sobre o Willem II na Amsterdam ArenA . Ele iria jogar mais duas partidas para a primeira metade da temporada. Após a pausa de Inverno, ele foi emprestado para lutando RKC Waalwijk para o restante da temporada. No RKC, ele iria jogar 12 jogos em que ele marcou três vezes, mas ele não foi capaz de ajudá-los a evitar o rebaixamento à Eerste Divisie .

Vertonghen retornou ao Ajax para a temporada 2007-08, onde ele foi desviado para o estrelato, mas foi incapaz de romper, devido a uma lesão ruim, bem como a presença de John Heitinga eThomas Vermaelen . Johan Cruyff não fez segredo de sua admiração pelo jovem de pé esquerdo que pode lidar com qualquer posição do lado esquerdo na defesa e meio-campo. Em 26 de setembro de 2008, ele renovou seu contrato a 30 de Junho de 2013.

Breakthrough no Ajax 

A temporada 2008-09 foi uma temporada avanço para o jovem zagueiro. Depois de Heitinga saiu para o Atlético de Madrid , Vertonghen se tornou o primeiro parceiro a escolha de Vermaelen no centro da defesa. Ele começou em 23 dos 26 jogos que jogou e marcou quatro gols. Em 28 de setembro, ele marcou um duplo raro contra Vitesse em uma vitória por 3-0. Apesar de sofrer uma lesão dos treinos durante a semana, ele jogou no jogo 24 de janeiro contra o FC Groningen , anunciado como um jogo de “must-win” pelo técnico Marco van Basten , e foi infeliz o suficiente para ser expulso por dois amarelos cartões como Ajax perdeu por 1-0. Ele estava fora por um mês após ter sofrido uma lesão muscular na 01 de março vencer fora no FC Utrecht , mas seu retorno durou apenas alguns jogos como sua temporada foi prematuramente encerrados após agravando outra lesão.

Crescente importância sob Jol

Sob novo treinador Martin Jol , Vertonghen manteve o seu lugar na partida line-up para a temporada 2009-10 . Apesar de uma lesão no dedo do pé quando em serviço internacional contra a Espanha na semana anterior, ele marcou seu primeiro gol da temporada, numa cobrança de falta, em uma goleada por 6-0 do NAC Breda , em 13 de setembro. Com a saída de Thomas Vermaelen para Arsenal , ele e seu colega belga Toby Alderweireld tornar-se o primeiro centro de escolha de volta emparelhamento e logo se tornou um favorito firme dos fãs. Apesar de forma errática do Ajax nas últimas semanas que antecederam a pausa de Inverno, ele se virou em algumas performances fortes e atraiu o interesse de vários clubes, incluindo o FC Barcelona , mas ele minimizou os rumores, declarando a sua intenção de, pelo menos, ver o seu contrato com o Ajax. 

Após a pausa de Inverno, o Ajax foi em uma de nove jogos invicto no campeonato, com Vertonghen desempenhando um papel fundamental. Sua série de seis jogos sem sofrer golos consecutivos terminou em uma vitória por 4-1 em casa sobre o PSV quando o lado visitante teve uma penalidade. Vertonghen estava ligado a uma transferência para o Newcastle United , e mais tarde ele também foi ligado com Milão , afirmando: “Eu ouvi Director Milan Adriano Galliani fala sobre mim depois do jogo da Liga dos Campeões em San Siro e suas palavras eram muito lisonjeiro. ” 

Vertonghen declarou em diversas ocasiões final na temporada 2010-11 que ele estava pensando em deixar o Ajax no final da temporada. Em maio de 2011, Frank de Boer confirmou Manchester City chefe Roberto Mancini esteve presente no 2011 KNVB Final da Copa realizada em 7 de maio de 2011, onde a equipa de Vertonghen perdeu por 3-2 para o FC Twente . Mancini teria sido scouting Vertonghen para fortalecer seu lado depois de terem qualificado para a UEFA Champions League 2011-12 campanha. 

Breakthrough sob De Boer 

Durante a Eredivisie 2011-12 temporada, Vertonghen emergiu como um dos melhores jogadores do Ajax, demonstrando sua versatilidade para cobrir várias posições após Ajax tinha deixado vários jogadores regulares para fora em empréstimos de longo prazo. Depois de uma temporada impressionante, incluindo uma apresentação para o qual foi escolhido para louvor contra o Manchester United na UEFA Europa League Round of 16, ele foi nomeado o 2011-12 Eredivisie Jogador do Ano . Nomeado capitão da equipe por Frank de Boer , ele levou sua Ajax para o seu segundo título consecutivo, marcando oito gols em 31 jogos do campeonato, destacando seus pontos fortes atacantes. Além disso, pela segunda vez, ele deixou cair a placa Championship. “Agora ela cai no meu pé – esta placa simplesmente não gosta de mim”, disse Vertonghen. 

Tottenham Hotspur 

Ao longo da temporada 2011-12 Vertonghen estava ligado com o clube Inglês Tottenham Hotspur e expressou publicamente seu desejo de fazer a mudança para White Hart Lane à frente de inúmeras outras equipes, incluindo a norte de Londres rivais Arsenal . Um fator chave para isso foi seu desejo de jogar como um centro para trás, com o Arsenal querer usá-lo como médio-defensivo. Em 8 de Julho de 2012, Tottenham acordado uma taxa e termos para Vertonghen sujeitas a um médico. Em 12 de julho, o Tottenham anunciou que tinha concluído oficialmente a assinatura de Vertonghen depois que ele completou com sucesso seu médico. Vertonghen participaram seu primeiro jogo como um jogador de Tottenham em uma vitória por 3-2 sobre o amigável Brentford em 14 de Julho. Ele marcou o primeiro golo pelo clube em 26 de setembro, na vitória por 3-0 sobre o Carlisle United na terceira rodada da Copa da Liga Inglesa .

Ele marcou seu primeiro gol contra o Manchester United em um histórico 2-3 vitória em Old Trafford , embora este foi mais tarde governou a ser um gol contra de Jonny Evans . Ele marcou na liga para o Tottenham em 16 de Dezembro, a única objetivo do jogo, na vitória em White Hart Lane contra Swansea City . Vertonghen em seguida, marcou dois gols em um esforço perdedor contra Liverpool em 10 de março. Ele foi nomeado Premier League Jogador do Mês de março 2013 por suas boas atuações consistentes. Em 11 de abril de 2013, foi enviado Vertonghen-off contra o FC Basel durante do Tottenham Europa League segunda mão das quartas de final . Tottenham passou a perder a eliminatória por 4-1 nas grandes penalidades, após um empate 4-4 no agregado.Vertonghen foi nomeado em 2012-13 PFA Equipa do Ano , ao lado de Rio Ferdinand , Leighton Baines , e Pablo Zabaletaem defesa. No entanto, ele foi criticado por sua má atitude quando ter que jogar à esquerda de volta.

No início da temporada 2014/15, ele parecia estar fora de favor com novo gerente Pochettino. O argentino deu Vertonghen jogos limitados, preferindo Younes Kaboul e Federico Fazio . No entanto, Kaboul perdeu seu lugar para Vertonghen, que formou uma parceria eficaz com Fazio. Juntos, o par (mais de quinze jogos) celebrou onze vitórias, e sofreu apenas uma derrota.

Carreira internacional

Vertonghen fez sua estréia internacional no nível de sub-21 em 2006 e jogou na UEFA U21 Championships 2007 . Em 2 de junho de 2007, ele fez sua estréia sênior para a equipe nacional em uma derrota por 2-1 contraPortugal . Ele também foi selecionado para os Jogos Olímpicos de 2008 e jogou em todos os jogos como os belgas levou inesperadamente quarto lugar.

No eliminatórias da Copa do Mundo de 2010 , ele começou a estabelecer-se como um regular, inicialmente no centro de volta como ex-companheiro Ajax Thomas Vermaelen parceiro. Ele marcou o gol de abertura, também o seu primeiro gol internacional,  em uma agosto 2009 amistoso contra a República Checa, que terminou em uma derrota por 3-1. Em 7 de Setembro de 2009, em uma Copa do Mundo de qualificação jogo fora contra a Espanha, ele machucou o dedo do pé e teve de ser maca fora e substituído aos 29 minutos. A partida terminou ruim assim; uma perda 5-0. Agora, ele geralmente joga como leftback como Vermaelen e Vincent Kompanysão o emparelhamento preferida no centro da defesa. Ele estava de volta ao onze inicial para o amistoso contra a Hungria, a uma vitória por 3-0 e a perda de 1-0 para a Croácia o seguinte março.

Em 13 de maio de 2014, Vertonghen foi nomeado em esquadrão da Bélgica para a Copa do Mundo da FIFA de 2014 . Na partida de abertura da equipe da Copa do Mundo de 2014 contra a Argélia equipa nacional de futebol , o lado Africano festejaram uma grande penalidade após Vertonghen puxado para baixo Sofiane Feghouli e recebeu um cartão amarelo. Feghouli marcou para a Argélia na marca do pênalti mas a Bélgica voltou a vencer por 2-1. Ele foi então substituído por Thomas Vermaelen na partida line-up para o segundo jogo contra a Rússia , em 22 de junho. No entanto, aos 31 minutos, Vermaelen foi retirado com uma lesão e substituído por Vertonghen. Na final jogo do grupo, Vertonghen capitaneou a equipe e marcou o gol da vitória a Bélgica venceu a Coréia do Sul por 1-0.