Por que os 3 zagueiros vem dando certo ?

Por que os 3 zagueiros vem dando certo ?

Vemos a algum tempo, que formações com 3 zagueiros na Premier League vem se tornando algo usual e com o Tottenham não foi diferente. Lembram do North London Derby em que tivemos algumas baixas por lesões ? Então, a partir desse jogo, a mente de Pochettino abriu para uma variação tática do time.Uma variação tática do 3-5-2 que é o nosso 3-4-2-1, mas que pode virar um 3-4-3 ou até mesmo 5-3-1-1. Mas por que essa mudança de tática vem dando certo, já que para muitos usar 3 zagueiros seria algo defensivo?  Vamos a análises de duas situações de jogo que exemplificam isso:

Spurs-3421

O 3-4-2-1 de Pochettino.

1- Jogo contra o Arsenal: Surpresa para Wenger.

No jogo contra o Arsenal, essa tática foi uma surpresa para todos: Wenger e até mesmo para os torcedores e o rendimento do time foi muito bom, em especial na primeira etapa, tendo chances claras de gols com o Kane, que a época retornava e estava totalmente fora de ritmo, o que o favoreceu porque não tinha aquela obrigação de voltar para marcar. E isso aconteceu mesmo saindo com 1-0 a favor do adversário. O que fez isso dar certo: Além do fator surpresa, nesse jogo. Com a bola um 3-4-2-1, sem ela um 5-3-2, tivemos o aumento de homens no meio de campo, que automaticamente tivemos 2 jogadores sobrando, já que a formação do adversário é um 4-2-3-1 ou 4-3-3, o que pelos números mostra a superioridade territorial.

1.2: Formação com a posse de bola

Reparem que na imagem abaixo as setas indicam a possível movimentação dos jogadores, de acordo com a função deles em campo. Kane esta sem setas porque nessa partida ele estava apenas fazendo o pivô. Essa formação fazia com que nossos alas estivessem livres, de acordo com a disposição tática do Arsenal, que foi um 4-2-3-1. Isso ficou claro no primeiro ataque do Tottenham no qual o Son saiu na cara de Cech, porque a jogada se iniciou com Rose. Com essa formação o time ficou: ofensivo já que ganhamos dois jogadores que são exímios apoiadores,os nosso laterais, e ao mesmo tempo equilibrada porque conseguimos preencher todos os espaços do campo.

Capturar

Formação do time com posse de bola

1.3: Time sem a posse de bola: 

O time sem a posse de bola se comportou como mostra a imagem abaixo, no 5-3-1-1. Com essa linha de 5 tinhamos a sobra de dois no meio para contra-ataque: Kane e Son, e deixava automaticamente a zaga preocupada, porque ficava no mano a mano. Isso ficou claro porque o gol deles saiu num lance de bola parada, e eles praticamente não conseguiram entrar por dentro da zaga, apenas por cruzamentos, principalmente usando Giroud como pivô na área. Reparem na imagem abaixo que também foi montado o popular “Ônibus” a frente da área nos deixando bastante protegidos.

DEFENSIVE

Formação sem posse de bola:

O bom disso é que Pochettino para a tática não ficar muito “manjada”, voltou pro 4-2-3-1 que era habitual até então. Isso durou até a partida contra o Chelsea, no qual voltamos para o 3-4-2-1.

2- Jogo contra o Chelsea: Espelhando o time.

Na vitória por 2-0, espelhamos o time, usando 3-4-2-1. Pochettino deu uma aula no no pioneiro dessa tática nessa temporada, que é o italiano Antonio Conte. Em alguns grupos, foi visto como algo ruim mas o rendimento do time foi muito bom, principalmente na primeira etapa que praticamente não deixamos a equipe Londrina respirar e isso se traduziu no resultado, que de fato poderia ser maior do que 2-0. Anulamos Hazard e Diego Costa e ganhamos dos Blues, tirando os 14 jogos sem derrotas da equipe adversária. Nesse jogo, ao meu ver, o que determinou tamanha superioridade foi a pressão feita pelo Tottenham na saída de bola adversária, o que acarretou na dificuldade em prender a bola na frente . A imagem abaixo ilustra como paramos Diego Costa e Hazard, deixando assim a equipe adversária sem jogadores para segurar a bola. Com esses 4 jogadores para encaixotar as peças de Conte, nada poderia nos parar.

Capturar1

Com essa linha defensiva mais Wanyama deixamos o sistema ofensivo do adversário totalmente inoperante

Deixe sua opinião sobre essa tática de 3 zagueiros. Acha melhor a linha de 4 atrás ? Comente e leia um outro texto que nosso amigo Ronaldo Bento escreveu que tem relação com esse artigo , clicando aqui.

#COYS

 

 

 

Facebook Comments