Quando o Tottenham esteve numa semifinal de UCL pela última vez

Quando o Tottenham esteve numa semifinal de UCL pela última vez

A expectativa está grande, sabemos, faltam só cinco dias pro jogo contra o Ajax, no primieiro jogo da semifinal de UCL. Para os torcedores mais ansiosos, vamos falar sobre algo que talvez alguns não saibam, o Tottenham já esteve numa semifinal de UCL, foi lá longe no longínquo ano de 1962, na temporada 1961-1962, logo depois de nosso último título inglês e a competição na época era ainda a Copa dos Campeões, vamos contar hoje um pouco sobre como chegamos até este estágio da competição.

Na época o time veio com a base sobre o comando do mestre Bill Nicholson, além de contar com nomes históricos lillywhites, como Pat Jennings, John White, Danny Blanchflower e Cliff Jones. A competição só incluía os campeões nacionais de cada país, com 29 times na competição (o Benfica que era o campeão “folgou” na primeira rodada), no sorteio dos confrontos, o Fenerbahçe (Turquia) e o FC Haka (Finlândia) também obtiveram uma rodada de bye.

O Tottenham teve seu primeiro confronto contra o Górnik Zabrze, time Polonês num confronto que valia vaga nas oitavas de final. O primeiro enfrentamento teve os Spurs muito mal e a equipe perdeu por 4 a 2, num resultado surpreendente mas é sempre bom contextualizar como os times pouco se conheciam na época, porém no White Hart Lane tivemos uma resposta sonora com um 8 a 1 pros londrinos, o que fez com que o placar agregado fosse de 10 a 5, com direito a um hat-trick de Cliff Jones.

Já nas oitavas, ou primeira fase como eles diziam na época, nosso time pegou um time holandês, justamente o  maior rival do Ajax, o Feyenord, os Spurs venceram por 3 a 1 fora de casa na ida, com dois tentos de Frank Saul e um de Terry Dyson. Na volta o time administrou a vantagem, só empatou por 1 a 1 e fechou o confronto em 4 a 2, o gol mais uma vez foi de Dyson.

Nas quartas de final, pegamos o Dukla Praga, da República Tcheca. No primeiro jogo, tivemos mais um revés longe de casa por 1 a 0 em Praga, em Londres conseguimos uma ótima virada por 4 a 1 com dois gols de Bobby Smith e Dave Mackay cada, dessa forma o 4 a 2 no geral, nos garantiu na semifinal para pegar o atual campeão Benfica.

Já no confronto, o Tottenham iniciou indo a Lisboa para pegar o time de Eusébio e Coluna, no estádio da Luz. No primeiro jogo, Antônio Simões e José Augusto fizeram dois gols antes dos 20 minutos e abriram boa vantagem, Bobby Smith diminuiu o marcador pra 2 a 1 e a os lillywhites voltaram pro jogo, porém José Augusto abriu 3 a 1 e o placar ficou assim no jogo de ida.

Na volta, José Águas abriu o placar aos 15 minutos no White Hart Lane, porém num jogo de muita pressão dos Spurs, Bobby Smith empatou aos 35 e Danny Blanchflower obteve a virada num gol de pênalti aos três do segundo tempo, mesmo com muitas tentativas do time, o grande time de Bill Nicholson ficou no caminho na semifinal, para os encarnados que venceram por 5 a 3 no Real Madrid, depois disso os Spurs tiveram de esperar 59 anos até voltar a esta fase da competição, esperamos que dessa vez o desfecho seja diferente.

 

Facebook Comments